Tarifa residencial de energia elétrica poderá aumentar em mais de 20% no Piauí

Aneel aprovou a abertura de consulta pública para discutir a revisão tarifária da Equatorial Piauí; novos valores entram em vigor em 2 de dezembro

TARIFA-RESIDENCIAL-DE-ENERGIA-ELETRICA-PODERA-AUMENTAR-EM-MAIS-DE-20-NO-PIAUI
Shutterstock

O processo de revisão tarifária da Equatorial Piauí será tema de audiência pública promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na próxima quinta-feira (14), às 9h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI). O reajuste previsto para consumidores residenciais do estado é de 21,70%.

A Equatorial Piauí atende a mais de 1,4 milhão de unidades consumidoras em todos os municípios do estado do Piauí. Conforme a proposta de revisão tarifária de energia elétrica, o efeito médio para consumidores de baixa tensão, classe que inclui as categorias residencial baixa renda, rural, industrial, comercial e serviços, seria de 22,03%. Para alta tensão, haverá uma elevação de 15,32%, resultando em um efeito médio de aumento para o consumidor de 20,65%.

Leia mais: El Niño poderá aumentar preço da energia elétrica no Brasil em 2024

A audiência será presidida pelo diretor da Aneel, Fernando Mosna. Durante a audiência serão obtidas contribuições para aprimorar a proposta de revisão tarifária da Equatorial Piauí, que entrará em vigor a partir de 2 de dezembro de 2023, e definidos os correspondentes limites dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) para o período de 2024 a 2028.

Energia solar residencial Portal Solar

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Selecione uma concessionária
Ao prosseguir você está de acordo com os Termos e Condições de Uso do Portal Solar
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar