Energia cara? Confira dúvidas e a melhor solução
A cada mês, os brasileiros se deparam com os valores exorbitantes das contas. Infelizmente, a energia cara é uma realidade no país, que possui a quinta energia elétrica mais cara do mundo, com preços que só tendem a aumentar nos próximos anos.
Entretanto, hoje em dia, é possível contar com soluções para lidar com essas despesas que não se resumem a economizar ao máximo o consumo de energia elétrica.
A seguir, confira o que fazer quando o valor da energia ultrapassa os valores esperados e qual é a melhor alternativa para lidar com esse problema.
O que fazer quando a energia vem muito cara?
Apesar de estarmos acostumados com a energia cara, existem alguns casos de cobranças indevidas ou códigos não identificados que podem ser solucionados. Nessas situações, o consumidor deve entrar em contato com a concessionária de energia para identificar os motivos da cobrança.
Assim, ao identificar os erros, deve-se formalizar uma reclamação junto à concessionária e anotar o número de protocolo. Caso o consumidor não consiga uma solução com a empresa, é preciso levar a situação ao Procon.
Como saber se o valor está correto?
É possível se certificar de que a cobrança da conta de luz está correta por meio da leitura do medidor de energia do seu imóvel, que é o equipamento responsável por medir o consumo de energia elétrica mensal em kWh e compará-la com a leitura que está na sua conta.
Se os valores constatados forem distintos, é fundamental entrar em contato com a concessionária de energia.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
Quanto custa 1 kWh em reais em 2021?
Em 2021, com o reajuste do ano anterior, o custo médio por kWh subiu de R$ 0,74 por kWh para R$ 0,80 por kWh.
Leia também: Como calcular o consumo de energia em kWh
Quais são os horários em que a energia é mais cara?
No Brasil, devido aos hábitos da população, o horário de ponta, ou seja, a parte do dia que ocorre um pico no consumo de energia elétrica é entre às 17h e 21h. Dessa forma, nessas faixas de horário, as tarifas costumam ser mais elevadas, de forma a estimular o uso de energia fora dos horários de pico.
Por que a energia é cara?
A energia cara é um reflexo de diversos fatores que encontramos no Brasil. Entre os principais, estão: os impostos elevados, a cobrança de outorgas em licitações, questões burocráticas e até mesmo fatores técnicos.
Quando a energia é mais barata?
Como observamos, a energia costuma ser mais cara nos horários de pico. Portanto, a luz tende a ser mais barata fora do período de maior demanda, isto é, antes das 17h e após às 21h.
Qual a melhor solução para a energia cara?
Uma das melhores formas de evitar uma conta de energia cara é produzir a própria energia. Isso pode ser feito com a instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica, os quais são responsáveis por reduzir significativamente os gastos com as contas de luz, podendo economizar energia em até 95%.
Acesse nosso sistema de cálculo solar para entender como a energia solar poderá te ajudar a economizar e acabar de vez com a energia cara.