Universidade Estadual do Ceará inaugura árvore solar
A árvore solar inaugurada pela Universidade Estadual do Ceará, no último dia 22, será utilizada para carregar bicicletas elétricas
A árvore solar inaugurada pela Universidade Estadual do Ceará, no último dia 22, será utilizada para carregar bicicletas elétricas e foi arquitetada com dez placas fotovoltaicas capazes de carregar até dez bicicletas elétricas. O equipamento com placas solares foi construído sobre as palmas de uma palmeira metálica.
As dez placas fotovoltaicas da árvore solar foram instaladas voltadas a favor da captação de luz do sol e construídas no formato de folhas de uma palmeira, o design do equipamento também funcionará como um elemento decorativo no campus universitário do Itaperi, em Fortaleza.
O reitor da UECE, Jackson Sampaio, presidiu a solenidade de inauguração da árvore solar, ao lado de representantes das empresas e instituições parceiras, integrantes da direção da Universidade, servidores docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes. As bicicletas elétricas abastecidas com energia solar, inicialmente, serão usadas pela equipe de segurança do campus da Universidade Estadual do Ceará.
Durante o dia, quando as bicicletas elétricas estiverem conectadas à árvore solar, as placas de energia solar irão carregar as baterias das mesmas. Porém, quando as bicicletas estiverem em uso, a árvore solar irá repassar a energia para a rede pública, gerando créditos para a Universidade Estadual do Ceará utilizar posteriormente. No entanto, durante a noite, a recarga de energia das bicicletas elétricas ficará por conta da concessionária.
A árvore solar ou palmeira metálica é produto proveniente de uma parceria entre o Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas da UECE e a companhia Eco Soluções em Energia, que possui associação com a incubadora de empresas da universidade, a IncubaUECE. O apoio técnico de arquitetura pertence à empresa Projec. Com a inauguração da árvore solar, construída com placas de energia solar, a missão passa a ser a assistência e o estímulo à viabilização do projeto, com foco em promover o desenvolvimento regional sustentável no Ceará, com o objetivo de apoiar empreendedores no processo de geração, consolidação e crescimento de micro, pequenas e médias empresas no estado.
Em outros países, iniciativas como essa já ocorrem há muito tempo, o Brasil ainda está dando seus primeiros passos no seguimento de energia solar e possui grande potencial. Em 2014, por exemplo, houve a primeira contratação de energia solar de geração pública centralizada, e em 2015 mais dois leilões ocorreram, totalizando 2.653 MW.
Saiba mais: Energia solar Fortaleza | Placa de energia solar residencial
Em 2018, o Brasil deverá estar entre os 20 países com maior geração de energia solar, considerando a potência já contratada (2,6 GW) e a escala da expansão dos demais países. O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2024) estima que a capacidade instalada de geração solar chegue a 8.300 MW em 2024, sendo 7.000 MW de geração descentralizada e 1.300 MW de geração distribuída. A proporção de geração de energia solar deve chegar a 1% do total. Estudos para o planejamento do setor elétrico em 2050 estimam que 18% dos domicílios no Brasil contarão com geração de energia através de placas fotovoltaicas (8,6 TWh), ou 13% da demanda total de eletricidade residencial.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
Portal Solar